Monday 20 November 2017

Lições De Finanças Comportamentais


Lições de Finanças comportamentais


28 Set, 2012


De acordo com as tradicionais teorias financeiras e econômicas, os investidores são considerados atores racionais, buscando maximizar sua riqueza de maneira lógica. Mas no mundo real investidores e comerciantes muitas vezes agem de forma irracional e imprevisível, muitas vezes a seu detrimento financeiro. Finanças comportamentais é uma disciplina que combina psicologia e finanças para ajudar a explicar por que os investidores agem da maneira que fazem. Nas últimas décadas, os teóricos comportamentais identificaram um conjunto de erros cognitivos repetidamente cometidos por participantes do mercado financeiro. Ao compreender alguns dos conceitos-chave de finanças comportamentais, os comerciantes podem evitar algumas das armadilhas comuns que podem causar estragos em seus saldos de contas.


A aversão à perda eo efeito de disposição


Não deve ser nenhuma surpresa que as pessoas sentem prazer quando ganham e dor quando perdem, mas o que pode surpreendê-lo é que o impacto psicológico de vitórias e perdas da mesma magnitude não é o mesmo. De acordo com pesquisa conduzida pelo nobel laureado Daniel Kahneman e Amos Tversky as pessoas sentem a picada de uma perda duas vezes e meia mais fortemente do que o prazer de um ganho do mesmo tamanho. Este fenômeno, muitas vezes chamado de "aversão à perda", & rdquo; É a raiz de um dos mais comuns de todos os erros de negociação, segurando os perdedores por muito tempo.


Os comerciantes que enfrentam uma posição perdedora procuram evitar a dor de sair em uma perda segurando e esperando que eles podem fazer para trás a perda. Hersh Shefrin, uma das principais autoridades de finanças comportamentais, chegou a dizer que as duas principais emoções que impulsionam as ações dos investidores não são o medo ea ganância, mas sim o medo e a esperança. Ele cunhou o termo "efeito da disposição & rdquo; Para descrever a predisposição comerciantes têm de segurar na tentativa de quebrar mesmo. & Rdquo;


Este erro é feito uma e outra vez por não somente investidores de varejo mas por institucional também. Quem não se lembra de Nicholas Leeson, comerciante que causou o colapso de seu patrão Barings PLC anos de idade, segurando em posições que eventualmente perdeu 1,4 bilhões de dólares? Ou Brian Hunter, cuja perda de 6 bilhões de dólares em futuros de gás natural levou à dissolução do fundo de hedge Amaranth?


Então, como os comerciantes podem lutar contra esta tendência para pendurar para perder posições por muito tempo? Por simplesmente definir um preço de saída pré-determinado antes de entrar no comércio e aderindo a ele sem exceções, nunca. E também lembrando o aforismo frequentemente citado que a esperança não é uma estratégia comercial válida.


Viés de confirmação


& Ldquo; Conflito de confirmação & rdquo; Refere-se à forte tendência que as pessoas têm de buscar e dar mais atenção e peso às novas evidências que suportam suas crenças do que aquelas que as refutam. Esse viés pode levar a problemas. Por exemplo, um comerciante compra ouro depois de decidir que o mundo está se aproximando Armageddon político e financeiro e, em seguida, começa a varredura constantemente sites de notícias para calamitosas histórias para validar essa visão, ignorando sinais claros de melhorar as condições económicas. Ou um comerciante compra um estoque, vê-lo cair através de um nível de suporte claro e, em seguida, em vez de vender, começa a procurar feeds de notícias e sites por razões para continuar a exploração, ou pior, para comprar mais.


Há maneiras, entretanto, que os comerciantes podem lutar contra o viés da confirmação. O comerciante de commodities lendário Paul Tudor simplesmente colocar um sinal sobre sua mesa que ler & ldquo; perdedores perdedores média. & Rdquo; Para ajudá-lo a combater a tentação de média para baixo em uma posição perdedora.

No comments:

Post a Comment